- Área: 164 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tom Blachford
-
Fabricantes: Advanced Metal Cladding, Archbar, Austral Bricks, Cutek, Dulux, Viridian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no Albert Park, esse projeto explora o potencial da vida contemporânea em bairros de alto valor patrimonial. A pequena esquina de 10 x 20 m está dominada por uma casa de tijolo vermelho e cobertura de terracota da época eduardiana, um edifício que oferece muito à rua, mas que está limitado em sua amenidade para os residentes.
A proposta elimina os amplos espaços de serviço existentes e os inconvenientes restos do pátio da casa além de reorientar as áreas de estar para o centro da quadra. Os espaços da sala de estar e a cozinha podem abrir-se à luz do sol por meio de grandes superfícies envidraçadas e um grande pátio central cria oportunidades para as conexões visuais, o entretenimento e um espaço de jogos seguro.
Um segundo pátio confere luz e vegetação a um novo corredor e está separado do pátio principal por uma passarela envidraçada. Essa passarela conecta a extensão posterior com a casa original, além de acomodar uma escada aberta que conduz a um refúgio para os pais no primeiro pavimento. Na parte posterior do terreno existe uma parede alta de tijolo, misturando tijolos novos e antigos.
Esse forte elemento contrasta com os luminosos espaços interiores que contém e é um complemento ao volume da casa original eduardiana. Sobre uma base de tijolos existe uma forma contemporânea de alumínio revestido que consta de um dormitório principal, banheiro e closet, o que proporciona privacidade.